sábado, 11 de maio de 2013

Momentos de Lazer de 11 a 18 de Maio



REGIÃO DE LISBOA

VIII Festival de Máscara Ibérica
Este sábado, pelas 16h30, realiza-se o desfile de Máscaras Ibérica, com partida do Terreiro do Paço e chegada ao Rossio. Para além do tradicional desfile que marca o VIII Festival da Máscara Ibérica, há outras atividades como animação de rua, música e uma pequena feira de gastronomia ibérica. O festival decorre até ao dia 12 de Maio.
Consulte AQUI o programa.
Camané no Chiado
A Fnac do Chiado recebe este sábado, pelas 17h30, o fadista Camané, que apresenta o seu novo álbum "O Melhor", projeto que reúne os grandes clássicos da sua carreira e ainda alguns temas inéditos. Saiba mais AQUI.


Filme de João César Monteiro na Casa da Achada
Esta segunda-feira, pelas 21h30, realiza-se mais uma sessão do ciclo de cinema "Dinheiro para que te querem", com a exibição do filme "Bodas de Deus", de Joã César Monteiro. Saiba mais AQUI.

Visitas gratuitas ao interior da Fonte Luminosa
Todos os sábados, a Fonte Luminosa, na Alameda Dom Afonso Henriques, abre as suas portas ao público para mostrar nas galerias interiores, o equipamento de bombagem e algumas peças originais, entretanto desativadas.As visitas são gratuitas e realizam-se todos os sábados, das 15 às 17 horas. No exterior da fonte, diariamente, realizam-se os jogos de água (das 12 às 15h e das 18 às 23h) e os jogos de luz (15 minutos após o crepúsculo).

Música ao Vivo com Helena Sarmento
Na próxima segunda-feira, dia 13 de Maio, pelas 15h00, a Fnac do Chiado recebe Helena Sarmento que apresenta o seu novo e mais recente trabalho "Fado dos dias assim", que conta com poemas de João Gigante-Ferreira, Manuel António Pina, Vinicius de Moraes, Joaquim Sarmento, Alexandre O’Neill e José Afonso. Saiba mais AQUI.

Clássicos do Cinema na Gulbenkian
O grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, exibe este sábado, dia 11 de Maio, pelas 15h00, o filme "Midsummer Night's Dream" (1935), de Max Reinahardt e William Dieterle. Saiba mais AQUI.

Semana da Juventude em Lisboa
De 11 a 17 de Maio as Juntas de Frequesia do Beato, Penha de França e São João realizam a Semana da Juventude. As juntas de freguesia promovem em conjunto com as coletividades locais vários concertos com o objetivo de apoiar jovens artistas portugueses. Garantidas estão atuações de grupos de dança e música. Consulte AQUI o programa.

Música Jazz em Lisboa
Está de regresso mais uma edição do Meo Out Jazz, evento que vai dar música um pouco por toda a cidade, entre os meses de Maio a Setembro. A não perder!
Consulte AQUI o programa.

Cinema ao ar livre no Campo de Santa Clara
Durante o mês de Maio, às quartas, o Quiosque Clara Clara, na Feira da Ladra, tem cinema ao ar livre com uma seleção de filmes de Aki Kaurismäki, realizador e argumentista finlandês que tem vivido em Portugal ao longo dos últimos 20 anos. Consulte AQUI o programa.

A Cultura da Comida na Baixa-ChiadoNestes dias do mês de Maio a gastronomia está presente na estação de metropolitano da Baixa Chiado. O programa é orientado pelo chef Henrique Sá Pessoa que combina a gastronomia com várias atividades culturais. Consulte AQUI o programa.

World Press Photo 2013
A World Press Photo 2013 está no Museu da Eletricidade até ao dia 26 de Maio. A mostra conta com nove categorias temáticas, nas quais foram premiados 54 fotógrafos de 33 países. O português Daniel Rodrigues foi distinguido na categoria "Vida Quotidiana" como a imagem de um grupo de crianças a jogar futebol, na Guiné-Bissau. Saiba mais AQUI.

Baile no Largo de Camões
No próximo domingo, dia 12 de Maio, pelas 16h00, o Largo Camões e o salão polivalente da junta de freguesia de Santa Catarina contam com um espetáculo itinerante "Baile no…bairro", pela SOU Companhia.

Não Invente! Venha ao Intendente!
O renovado bairro do Intendente tem festa já este sábado, dia 11 de Maio pela tarde e noite dentro. Para além dos nove bares que vão estar abertos, junta-se à festa deste bairro lisboetavárias iniciativas como workshops de dança, concertos e DJ's.
Saiba mais AQUI.

Bienal de Culturas Lusófonas
Até ao dia 26 de Maio decorre no Centro Cultural da Malaposta a 4ª edição da Bienal de Culturas Lusófonas. O evento que celebra a cultura das comunidades portuguesas conta com alguns eventos gratuitos como concertos, workshops, entre outros. Consulte AQUI o programa.

Festival de Cinema e Sabores: "Os olhos também comem"
Decorre até ao dia 30 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa o Festival repleto de sabores e cinema. O festival tem sessões gastronómicas (que são pagas) e sessões de cinema com entrada livre.
Saiba mais AQUI.
 ALMADA E SETÚBAL


Ensemble de Trompetes da Metropolitana no Solar dos Zagallos 
Este sábado, dia 11 de Maio, pelas 18h00, o Solar dos Zagallos, em Almada, recebe alguns dos trompetistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Saiba mais AQUI.
Música ao Vivo com os Takinareia
A Fanc do Fórum Almada recebe este domingo, pelas 17h00, o grupo Takinareia um projeto musical que pretende fundir culturas e públicos distintos mas unidos pela alegria e boa disposição. Saiba mais AQUI.


VIII Encontro de Corais Alentejanos
O “VIII Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal” realiza-se já este sábado, pelas 12h00, no Largo da Misericórdia com um desfile dos grupos participantes no evento, pelas ruas da Baixa de Setúbal, vindos da Praça de Bocage, de onde saem cerca das 11h00. Saiba mais AQUI.

Feira do Livro em Almada
A Praça S. João Baptista, em Almada, acolhe até ao dia 26 de Maio, mais uma Feira do Livro de Almada. São várias as iniciativas que por lá vão decorrer como leituras, apresentação de livros, música e debates. Saiba mais AQUI.
PORTO


Urban Market "Traveller"
Entre os dias 10 e  12 de Maio, no Hotel Carris Porto Ribeira, realiza-se o Urban Market "Traveller", um mercado dedicado a quem tem alma de viajante. São diversas as atividades que por lá vão decorrer, desde mostras de artesanatos, um passatempo de fotografia, música, e muito mais.  Saiba mais AQUI.

Workshops de Valorização Pessoal
Até ao dia 19 de Maio, o Shopping da Cidade do Porto conta com vários workshops em torno da temática da Valorização da Marca Pessoal. As sessões têm uma duração de duas horas e decorrem no Auditório, no Piso 2, do Shopping da Cidade do Porto. Os interessados poderão efetuar as suas inscrições online, através da página de Facebook do evento.

Concerto de Orgão Ibérico
A igreja de São Lourenço (Grilos) conta, este sábado dia 11 de Maio, pelas 17h00, com um concerto de Orgão Ibérico pelo organista Joseph Nolan.
pelo organista Joseph Nolan (Austrália). Saiba mais AQUI.

Percurso pela cidade histórica do Porto
Na próxima quarta-feira, dia 15 de Maio, pelas 10h00, realiza-se um percurso pelo património de várias locais emblemáticos da cidade do Porto. O ponto de encontro é fonte da Porta do Olival, no início da Rua de S. Bento da Vitória Saiba mais AQUI.

Invicta com sessões de Tai-Chi ao ar livre
Durante todos os sábados, o Tai-Chi Center oferece sessões de Tai-Chi, ao ar livre, até ao fim do mês de Setembro. Os jardins do Palácio de Cristal (junto à Concha Acústica), têm aula marcada para as 11h00. Para quem prefere a tarde, a aula é às 16h00, no Monte Aventino, no jardim do Pavilhão. Saiba mais AQUI.
NORTE E CENTRO


Cinema em Famalicão
O Cineclube de Joane realiza, em parceria com o Instituto Goethe, durante o mês de Maio, o ciclo de cinema alemão "Queridos Amigos" com exibição de vários filmes do cineasta Werner Herzog, na Casa de Artes de Famalicão. Saiba mais AQUI.
Música ao vivo vom os Francismore Trio
A Fnac do Gaiashopping, neste domingo, pelas 17h00, recebe o grupo Francismore Trio, projeto que aborda temas de compositores contemporâneos como Paulo Bellinatti, Abel Carlevaro e Roland Dyens, entre outros. Saiba mais AQUI.


Ciclo de cinema em Coimbra
O Centro de Estudos Cinematográficos, em Coimbra, exibe todas as quintas-feiras do mês do Maio, pelas 22h00, um ciclo de cinema intitulado "Temores". As sessões têm entrada livre. Consulte AQUI o programa.

II Seminário Desafios do Mar Português
Nos dias 17 e 18 de Maio realiza-se, no Museu Marítimo de Ílhavo, o II Seminário Desafios do Mar Português - "O Trabalho no Mar: Memória e Futuro". Neste encontro aborda-se o conceito de trabalho no mar e sua evolução. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até ao dia 15 de Maio pelo e-mail: ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt.

Música Chill Out em Coimbra
Diniz apresenta este sábado, pelas 22h00, na Fnac de Coimbra, o seu mais recente trabalho "Chilled Winter Sunrise", projeto dedicado à eletrónica. Saiba mais AQUI.

Ciclo de Cinema no Teatro Académico Gil Vicente
Esta quarta-feira, 15 de Maio, acontece mais uma sessão de cinema no Teatro Académico Gil Vicente com os filmes "Accattone" e "Mamma Roma", ambos do realizador Pier Paolo Pasolini. Consulte AQUI o programa.
ALENTEJO E ALGARVE


Cinema  em Castro Verde
Às quartas-feiras é dia de cinema gratuito em Castro Verde. No próximo dia 15 de Maio, pelas 21h30, o Auditório do Fórum Municipal exibe o filme "Dos Homens e dos Deuses", de Xavier Beauvois. Saiba mais AQUI.

Recital de Fado em Grândola
A igreja Matriz de Grândola recebe um recital de fado com Cristina Maria, companhada por Custódio Castelo, na guitarra, Miguel Carvalhinho, na guitarra clássica de 10 cordas, e Pedro Ladeira, no clarinete. O concerto realiza-se este sábado, dia 11 de Maio, pelas 21h00.

Cinema ao ar livre em Alcácer do Sal
"Cinema de Ruas" é um ciclo de curtas-metragens que é exibido nas ruas de Alcácer do Sal e cuja próxima sessão está marcada já para esta sexta-feira, dia 10 de Maio, no Largo dos Açougues, pelas 21h30.  A sessão desta semana é dedicada ao tema "Tempo de Ladrões".

Serpa: Gente em Movimento...Saberes e Sabores
Durante o mês de Maio, a iniciativa "Gente em Movimento...Saberes e Sabores" vai percorrer várias freguesias do concelho de Serpa. Esta atividade tem como objetivo a recolha e compilação de saberes - histórias por detrás das receitas gastronómicas, das colheitas, das mesinhas, das plantas/ervas medicinais - bem conhecidos dos mais velhos mas desconhecidos das populações mais jovens. Saiba mais AQUI.

Tavira: Ciclo de Música nas Igrejas
O Trio Osmose atua na Ermida de São Sebastião, em Tavira, já este sábado, pelas 18h00. No programa do concerto estão previstos "All Blues", de Miles Davis, "One note samba" de Jobim, entre outros.

Concerto da Orquestra de Câmara Joly Braga Santos
Este sábado, dia 11 de Maio, pelas 18h00, a Biblioteca Municipal de Faro recebe o concerto da Orquestra de Câmara Joly Braga Santos, dirigida pelo pelo Prof. João Miguel Cunha. Saiba mais AQUI.
Música ao Vivo com os House of Trees
"Painted Gold" é o novo trabalho do duo sueco "House of Trees" que atuam esta terça-feira, dia 14 de Maio, pelas 21h30, no AlgarveShopping. Saiba mais AQUI.

Semana Coral de Lagoa
Decorre, até ao dia 11 de Maio, a 15ª edição da Semana Coral de Lagoa, uma iniciativa da compania Ideias do Levante e do Município de Lagoa. Durante esta semana realizam-se vários concertos de grupos corais de Lagoa, nas freguesias daquele município. Consulte AQUI o programa.


ILHAS

Festa da Flor
A tradicional Festa da Flor decorre até ao dia 15 de Maio, nas ruas da cidade do Funchal. São diversos os tapetes e arcos de flores espalhados pelas ruas da cidade. Na manhã de sábado, dia 11 de Maio, na Praça do Municipio, desfila o Cortejo Infantil, no qual centenas de crianças vão compor um mural de flores.
Saiba mais AQUI.

Ciclo de cinema "Pinturas em Tela"
Durante os meses de Maio e Junho decorre, na Biblioteca de Ponta Delgada, o ciclo de cinema intitulado "Pinturas em Tela" que inclui nove filmes dedicados à pintura e aos pintores. Este ciclo arranca este sábado, às 21h00, com o filme "Rapariga com Brinco de Pérola", de Peter Webber.

Fonte: boasnoticias.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário