quinta-feira, 9 de maio de 2013

Aviso da SIBS sobre levantamentos no multibanco: ‘cash trapping’



A técnica de ‘cash trapping‘ não é nova mas estará a conhecer um surto de popularidade que estará a lesar um número significativo de utilizadores da rede multibanco que desconhecem o esquema.
O esquema é simples, o meliante coloca uma peça, geralmente metálica junto da saída da caixa multibanco que disponibiliza o dinheiro de forma a que o dinheiro não saia da máquina.
A expectativa do ladrão é que algum utilizador dessa caixa que venha a tentar fazer um levantamento acredite que a máquina esteja avariada e se afaste após uma tentativa de levantamento de dinheiro frustrada.
Assim que tal aconteça, o ladrão que estará nas redondezas a observar, avança e remove a peça que bloqueia a entrega do dinheiro e recupera também o montante levantado pelo utilizador legítimo do multibanco.
A SIBS lançou hoje um alerta que tem feito eco nos meios de comunicação social, precisamente para informar sobre esta técnica e recomenda a todos os utentes que procurem averiguar que a máquina multibanco esteja em perfeitas condições antes de a utilizarem.
Alterações suspeitas na ranhura onde se introduz o cartão multibanco, na saída de dinheiro, no teclado ou mesmo no ecrã da caixa devem desincentivar o utilizador de usar tal máquina.
Fonte: www.multibanco.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário